Passos simples para praticar a Bíblia

Prepare um momento do dia específico para dedicar-se à leitura da palavra sagrada. Vamos explorar juntos e praticar a palavra do Senhor.


1) Prepare um momento do dia específico para dedicar-se à leitura da palavra sagrada. Ademais, encontre um espaço tranquilo em sua casa de modo a facilitar essa conexão sagrada entre a palavra de Deus e sua Fé. Devemos ter o coração disposto a receber os ensinamentos das sagradas escrituras e, para isso, podemos fazer uma oração antes de cada leitura.

Publicidad

2) Vai depender muito se é ou não a primeira vez que tenta ler, ou se já chegou a postergar a dedicação diária da Santa Palavra. Caso for seus primeiros passos no apronfundamento do Espírito Santo recomendamos realizar um pouco de pesquisa prévia sobre os livros e relatos que compõem a Bíblia, e isso o ajudará a compreender melhor as estrutura e significados. Seria interessante também buscar algumas passagens específicas que deseja ler.  Se estiver retomando a leitura depois de muito tempo, procure reler aquelas passagens que lhe marcaram, que se lembra com mais ênfase. Isso lhe devolverá ao ritmo necessário para encomendar-se na palavra de Deus.


3) Segundo a versão da Bíblia que tenhamos, muitas vezes encontraremos linguagem ou palavras desconhecidas para nós. Seria interessante o uso do dicionário para buscar o significado de alguma palavra. Se necessário busque interpretação em diversas fontes de uma passagem específica para contrastar seu significado com sua interpretação. Muitas vezes podemos estar em um bom ou mau dia, as palavras e frases podem vir a nós de um modo inesperado, porém sempre é interessante poder ler outras visões e versões sobre um mesmo texto para enriquecer a sabedoria da Fé.


4) Como qualquer disciplina que requer treino e dedicação, deverão ser realizadas leituras diárias da Santa Bíblia. Será prudencial dedicar-se um tempo para refletir sobre o assunto tratado nesse dia e pensar em como se aplica na sua vida atualmente e o que você pode fazer para se aproximar dessa proposta.

Caso considere necessário, peça ajuda a alguém de sua confiança (que haja lido a passagem) para poder intercambiar pensamentos e sensações. Isso lhe aproximará a pessoas que são devotas do nosso Senhor e que enriquecerão seu vínculo com o Espírito Santo.

5) Se encontrar relatos, aprendizados ou versículos que realmente comovem e enchem a alma, você deverá marcá-los no livro para poder encontrá-los com facilidade e manter presentes no seu cotidiano. Esses são os que permitirão reconectar com o espírito santo com rapidez e lhe manterão no caminho da Fé.

Também recomendamos escrevê-los e colocar ditas frases ou passagens específicas em lugares visíveis de sua casa, para poder vê-los sempre que passar por esse espaço. Levar algum como fundo de tela do celular, do seu computador ou alguma impressão em um papel na sua carteira.



6) Quando alguém está em uma situação que o aflige, angustia ou o tem preso, podemos recorrer à inspiração de certos assuntos específicos que se encontram na Bíblia.


Podemos primeiro buscar o assunto ou o autor do livro que tenha narrado uma situação similar e logo dirigir-nos a essa passagem. Também poderemos realizar alguma busca prévia sobre o tema, ler interpretações dessa carta ou leitura expressada para que nos inspire e ilumine rumo a uma solução adequada. A fim de nos orientar a uma saída esperançosa repleta de sonho e amor. 



  



7) Ler em voz alta ajuda a personificar narrações, passagens e vivências que se descrevem nos santos relatos. Realizar uma interpretação viva de diálogos e situações (como quando narramos um conto aos nossos filhos), repercute profundamente em todos os sentidos do nosso ser. Também recomenda-se realizar leituras grupais para logo poder debater os versículos tratados, já que na diversidade de interpretações, tons de voz, entusiasmo e experiências vividas nos enriqueceremos com a palavra de Deus.







Verso diário:


Artigos anteriores

Descobrindo o Caminho da Verdade

Atraindo Bênçãos Transformadoras

Deixando de Lado os Fardos do Passado

Ouvindo a Palavra Sagrada para a Cura

Celebrando o Amor em Nossos Corações