Buscando inspiração no passado

O passado, as amizades, os nossos entes queridos e tudo o que dá tempero e valor à sua vida, devem estar presentes na construção do seu futuro. Descubra quais tesouros estão presentes em seu coração.


“Guarda-me, ó Deus, pois em ti confiei. Disseste, minha alma, ao Senhor: Tu és o Senhor; o meu bem não te aproveita; mas para os santos que estão na terra, e para os justos: todo o meu amor por eles". Salmo 16:1-3

Quando fazemos uma visita à casa de amigos da família que não víamos há algum tempo, sempre nos traz a oportunidade de relembrar memórias ou emoções do passado.

Ser capaz de recordar momentos vividos numa casa do passado, onde reinou um belo clima de fraternidade e harmonia, aquece o nosso coração.

Mas quando encontramos esses amigos hoje, na atualidade, com suas vidas armadas e muito diferentes do que foram no passado, o que podemos lembrar dessas vidas, nos faz meditar um pouco.

Não devemos ficar mal ou confundir o valor puro de nossa amizade. Certamente existem coisas do passado que não reconhecemos hoje, mas outro vínculo permanece nos unindo.

Publicidad


“As dores de quem diligentemente serve a outro deus se multiplicam: não vou oferecer suas libações de sangue, nem vou tomar seus nomes em meus lábios. Jeová é minha porção e meu cálice; você vai sustentar minha sorte". Salmo 16:4-5

Devemos entender que em algum momento de nossas vidas podemos ter escolhido passar um tempo com certas pessoas. Por outro lado, devemos também lembrar que alguns gostos e desejos do passado não devem ser mantidos constantes ou tão práticos agora.

Acontecem com familiares e amigos: muitas vezes temos uma memória viva de alguma coisa, mas hoje, quando vamos a uma determinada pessoa, não sentimos essa mesma dedicação, essa mesma energia de companheirismo.

Muitas vezes, todos podemos mostrar duas faces da mesma realidade. Por exemplo, em público, a maioria das pessoas parece feliz e confiante. Mas, no fundo, muitas se sentem vazias. Na realidade, você pode estar no meio de uma grande multidão e se sentir solitário.


"Aceite aquele que é fraco na fé, mas não para julgar suas opiniões". Romanos 14: 1 

É importante então que possamos oferecer um espaço de diálogo com esse amigo ou ente querido que vemos em situação de necessidade. Sentar para relembrar aqueles bons momentos nos permitirá chegar mais perto de uma forma única.

Saber o que acontece com aquela pessoa nos permitirá entender por que esse passado não reflete mais o nosso presente.

Devemos compreender que algumas pessoas não podem ficar satisfeitas enquanto não experimentam o amor transformador e incondicional do Senhor, pois Deus deseja que você sinta sempre a sua presença de perto.

Há um motivo que explica o sentimento de vazio na vida: Deus criou o homem com um anseio que só ele pode satisfazer. A pessoa não pode se sentir satisfeita sem experimentar o amor transformador e incondicional do Senhor, pois Deus quer que nos sintamos completos; que só é alcançado através de um relacionamento com ele.


“As cordas caíram sobre mim em lugares prazerosos, e a herança que me tocou é bela. Abençoarei o Senhor que me aconselha: até à noite os meus rins ensinam-me". Salmo 16:6-7

No entanto, uma pessoa que crê pode se sentir vazia. Às vezes, é o resultado da desobediência; um ligeiro desvio em nossa caminhada com o Senhor pode mais tarde se tornar um estilo de vida.

Também é possível que um crente viva de acordo com a Palavra de Deus, mas não tenha rendido totalmente seus desejos a Deus. Por exemplo, muitos filhos de Deus tentam preencher seu vazio com riqueza, sucesso ou relacionamentos, mas quando esses desejos recebem maior prioridade do que o Senhor, eles se tornam uma forma de idolatria.

Somente quando buscamos a Deus acima de tudo, podemos viver plenamente. Oremos, então, pedindo que ele nos dê sua direção para ouvir nossos corações. É nosso dever confessar qualquer pecado ou idolatria a ele e pedir-lhe que preencha nossas vidas como só ele pode.





Verso diário:


Artigos anteriores

Alcançando a harmonia na Semana Santa

Sem Seu Amor, Nada é o Mesmo

Rotinas para Começar o Dia

Perseverança Necessária

Nada Mais Importa

A Honestidade nos Salvará