Confiando no outro chegaremos à Paz

Se quisermos construir as bases para continuar no caminho da luz, devemos aprender a viver juntos em paz e harmonia.



“Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.” 1 João 5: 10

Muitas vezes nos encontramos imersos numa situação onde ouvimos uma história ou recebemos informação de um relato realizado por alguém que não conhecemos. Podemos acreditar na informação contida nesse relato? Que sensações surgem em nosso ser por desconhecer o emissor dessa mensagem? Imaginemos que seja uma pessoa que conhecemos pouco ou praticamente nada. Como podemos construir confiança, nesse mesmo instante, em alguém que deseja nos informar ou persuadir sobre uma situação. 

Publicidad


"Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam.” Salmos 18:30

Esta é uma das experiências mais comuns e traumáticas que temos na vida. Tentar construir confiança ou vínculo só em base a palavras ou testemunhos de outra pessoa é uma tarefa difícil. Seja por más experiências do passado que construíram uma capa ou defesa emocional à prova de mentiras ou maus-tratos, ou simplesmente uma desconfiança natural que existe entre os seres humanos. Por esse motivo existe uma capacidade assombrosa de resposta à Fé e ao Espírito Santo.

Não há uma explicação que descreva o poder e a misericórdia de nosso Pai Celestial, mas é a sua luz que derruba muros de desconfiança. É o seu amor que penetra nos corações dos mais desconfiados. Foi o sacrifício de Jesus Cristo, que veio à Terra, que nos mostra o valor da Sua Palavra.


“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4:23

Então é claro que devemos ser capazes de confiar na palavra dos que nos rodeiam e compartilham a Fé. Obviamente somos fiéis seguidores de Deus, e não colocamos em dúvida nenhum dos seus ensinamentos, pois depositamos a Fé no Espírito Santo e nos dedicamos a seguir os seus mandamentos e orientação para cumprir a missão divina. Colocamos nossas mãos juntas e oramos para lembrar que Ele está ouvindo nossas orações, acompanhando o nosso caminho e nossa jornada pela vida. Dando-nos todos os tipos de provas para superar o nosso limitado, mas necessário aprendizado. Suas ajudas e iluminação aparecerão em várias formas e dependerá de cada um de nós e da nossa capacidade de reconhecê-las, aprender e incorporar o Espírito Santo. 


“Pai, eu não quero transformá-lo em mentiroso, e aqui diz que se eu não acredito no testemunho que o Senhor dá sobre o Filho, eu estou fazendo do Senhor um mentiroso, mas não é isso que eu quero fazer.” 1 João 5:10 

Que implicação tem então que Deus seja mais confiável do que as pessoas ao nosso redor? É Ele mais digno de nossa confiança e de sua Palavra que nossos semelhantes? 

 A confiança que devemos construir e transferir para outro é a mesma que já temos com nosso Pai Celestial. Emana de nosso coração porque tudo o que foi plantado nele, desde tempos imemoriais, contribui para ampliar os laços de confiança. Tanto experiências passadas como os conhecimentos adquiridos, a educação e a criação que recebemos de nossos pais formam todo o nosso sistema de crenças, onde a base fundamental está sustentada pelo Espírito Santo e nossa fé em Deus.





Verso diário:


Artigos anteriores

Fé Na Vida Cotidiana

Uma Nova Vida Com Esperança