Confirmando o caminho do Senhor

Muitas vezes não nos lembramos ou não entendemos a importância desses dois sacramentos que nos aproximam do Senhor.

"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes." Gálatas 3: 26-27

A palavra batismo vem do grego e significa submergir. O batismo é o sacramento pelo qual o homem nasce para a vida espiritual, através da água e da invocação à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

É uma figura simbólica da identificação espiritual do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Da mesma forma que Jesus Cristo foi batizado com água com João Batista, fazem os crentes na atualidade.

Publicidad

"Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2:38

Ao ser submergido na água, o cristão testifica que ele era um pecador e ao sair da água manifesta que não é mais assim. Existem três propósitos do Batismo: Obedecer ao mandato.

O batismo não garante a salvação, mas a aprovação do Senhor; Dar testemunho como crente. Desta forma, conseguimos uma identificação com Jesus e a Igreja; e, finalmente, ser reconhecido como membro de uma igreja local. O sentimento de pertencimento aumenta o relacionamento direto com Deus.

"Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?" Romanos 6:3

A água é o símbolo central deste sacramento. O amor de Deus é derramado sobre o batizado como fonte inesgotável de amor. 

A água significa purificação, remover o poder da morte, fecundidade espiritual, adoção incondicional e novo nascimento. A pessoa batizada é ungida duas vezes durante o ritual: uma vez com óleo e uma vez com a crisma. O pai ou o padrinho acende a vela no círio pascal. Esta vela representa que cada pessoa é uma esperança para o mundo.

"E, enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, o partiu e lhes deu, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. A seguir, tomou Jesus um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele. Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos." Marcos 14:22-24


A Primeira Comunhão é um ritual sacramental da Igreja Católica pelo qual uma pessoa, geralmente menor de idade, participa pela primeira vez do sacramento da Eucaristia, recebendo a comunhão (receber o corpo e o sangue de Jesus Cristo), sendo um requisito obrigatório ter recebido antes o sacramento do batismo e da confissão.

"Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede." João 6:35

A Primeira Comunhão é um ato de fé em Jesus Cristo na vida dos crentes, que implica uma série de compromissos futuros para quem comunga: ou seja, seguir participando do sacramento da comunhão e, portanto, da confissão tantas vezes quanto possível.

Da mesma forma, espera-se que todos os seus atos estejam de acordo com sua fé e que os atos de sua vida honrem a comunhão alcançada com Jesus Cristo.





Verso diário:


Artigos anteriores

Ouvindo a Palavra Sagrada para a Cura

Celebrando o Amor em Nossos Corações

Luz na Eternidade

Iluminando Seus Pensamentos e Atitudes

Esclarecendo a Incerteza da Vida