Como perdoar na vida?

O diálogo profundo com O Senhor nos ajudará a praticar o Perdão. Quando perdoamos, além de cumprir com a palavra de Deus, estamos restaurando em nossas vidas a paz de espírito, a alegria, a gratidão e a possibilidade absoluta de alimentar com amor nossa esperança junto a Deus.

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo". Efésios 4:32.

Conservar uma raiva ou dor contra outra pessoa e, ainda, não ter completamente o sentimento de Perdão no coração, traz consequências muito negativas para nossa vida. Quando temos este tipo de comportamento corremos o risco de perder a Paz de Espírito, a alegria que o Senhor nos traz cada dia e inclusive nossa saúde.

Quando compartilhamos nossos sentimentos mais amargos com nosso Pai Celestial, podemos perceber o quanto nos ama e como fomos perdoados por sua infinita misericórdia. Ao ter consciência desta maravilhosa bênção, sabemos que nós também somos capazes de perdoar e, com isso, comprovaremos como são iluminadas nossas cargas mais pesadas.

Publicidad


“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou". Colossenses 3:13

A decisão de perdoar, portanto, não é tão fácil como pensamos. Não é um simples jogo de palavras onde o decretamos e, como num passe de mágica, as coisas voltam a ser como eram de costume. Isso não significa que, repentinamente, pensamos que se deram bem com a gente ou que essa ação não continua nos causando dor.

Quando perdoamos, não pedimos nada em troca pelos danos ou perdas recebidas. O que estamos decidindo na realidade, é não guardar ressentimento contra aquele que nos ofende, embora tenhamos razões mais que suficientes para estar incomodados. Mas, devemos imitar a Deus e perdoar de coração o mais rápido possível para que não se instalem em nossas almas, o rancor e a ira.


“Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam". Salmos 86:5.

É muito importante estar sempre dispostos a enriquecer nossa fé e ter a confiança de procurar a Deus Pai em oração para demonstrar a ele nossas faltas e medos. Perdoar é um ato libertador que nos fortalece no caminho que O Senhor desenhou para cada um de nós.

Então, quais são os benefícios de ser compassivos e perdoadores? Uma das cargas mais nocivas que um ser humano pode carregar dentro dele é o rancor. Quando vivemos ressentidos e chateados, o que perdemos, inevitavelmente, é a paz e a liberdade. Esses sentimentos nos levam a um estado de raiva permanente do qual não conseguimos nos desprender. Os estados irritáveis bloqueiam as bênçãos que o Senhor derrama sobre nós a cada dia.

Chegamos a um nível o qual não podemos aproveitar nada de tudo aquilo de bom que nos acontece na graça de Deus. Perdoar não apaga o passado, mas nos permite empreender no futuro com o olhar limpo e livre.

“Graças, porém, à tua grande misericórdia, não os destruíste nem os abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso". Neemias 9:31.

Vamos lembrar da palavra do Papa Francisco na missa matutina de Santa Marta, Colômbia, 2014: "Se você não é capaz de perdoar, como poderá Deus lhe perdoar? Ele quer te perdoar, mas não poderá se você tiver o coração fechado, e a misericórdia não puder entrar”.

Receber a Cristo em nosso coração é afastar por completo qualquer sentimento de revanche ou vingança.

Vamos colocar todo nosso esforço em perdoar e vamos pedir a nosso Senhor a temperança para esquecer os insultos que sofremos.







Verso diário:


Artigos anteriores

Independência do Coração

Descobrindo o Caminho da Verdade

Atraindo Bênçãos Transformadoras

Deixando de Lado os Fardos do Passado