Vamos lembrar: nunca estaremos sozinhos

Há irmãos que estão passando por esse teste sem conseguir entrar em contato direto com sua família e amigos. Lembremo-nos de como ir em socorro para não sentir a exclusão da solidão.

“Olhe para mim e tenha misericórdia de mim; Porque estou sozinho e sofrendo. A angústia do meu coração aumentou: tire-me da minha angústia. Olha a minha aflição e o meu trabalho: E perdoa todos os meus pecados ”. Salmo 25: 16-18

Você tem uma sensação de vazio? Você se sente isolado ou excluído? Quando percebemos a realidade com esta vara, significa que estamos tendo a percepção de percorrer o caminho em completa solidão.

Em tempos de pragas é muito comum cair nesse tipo de aflição que só escurece nosso espírito, fechando um círculo emocional que começa e termina em nós.

Por isso, devemos afastar imediatamente esse pensamento, pois, além de enganar, nos coloca à mercê de situações negativas como a depressão, a tristeza e a desesperança. Tenhamos em mente que nosso Senhor é um Deus de relacionamento e comunidade e por isso mesmo nos criou com a mesma natureza.

Publicidad


Ainda que eu passe pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque você está comigo; a tua vara e o teu cajado dão-me ânimo ”. Salmo 23:4

Um dos segmentos da população mais afetados pelo confinamento são os nossos adultos mais velhos. Além de sua extrema vulnerabilidade à pandemia, acrescenta-se outro problema da mesma dimensão: a falta de contato próximo com familiares e amigos.

Os avós sentem saudades dos netos, filhos e vizinhos. Eles sentem falta de se congregar em sua igreja e são assombrados por não serem capazes de realizar atos simples como dar um passeio ou fazer compras. Essa realidade que lhes é imposta faz com que se sintam sozinhos e desamparados. Sentir-se assim, de vez em quando, é absolutamente normal, mas o prolongamento consecutivo do isolamento causa-lhes cansaço e tristeza, afetando o seu dia a dia.

Por isso, é importante recordar as palavras do Papa Francisco do dia 15 de outubro de 2016, no âmbito do seu encontro com a Associação Nacional dos Trabalhadores Idosos, quando declarou: “Os idosos são uma parte essencial da comunidade e da sociedade cristã e representam as raízes e a memória de um povo ”.

Vamos ligar para nossos idosos, sejam eles parentes ou vizinhos. Vamos ouvir o que eles têm a nos dizer sobre o Dom da Humildade e da Paciência. Vamos orar com eles por todos os meios que temos disponíveis e fazer com que saibam que estamos sempre ao seu lado.


Portanto, seja forte e corajoso! Não tenha medo ou pânico na frente deles, porque o Senhor seu Deus, Ele mesmo irá antes de você. Não te faltará nem te abandonará ”. Deuteronômio 31:6

Há sinais de que estamos nos sentindo sozinhos. Sentimos um grande cansaço, mas não podemos adormecer, temos uma vontade repentina de chorar e ser abraçados.

A instância de quarentena é uma boa oportunidade para ficarmos cientes de que somos chamados por Ele para conectar as pessoas com Sua Palavra e Sua Glória. Deus nos dá as ferramentas de que precisamos para ser criativos em tempos difíceis. Vamos usar a Sabedoria que as Sagradas Escrituras nos dão para cumprir o propósito de Cristo na terra. Viver comprometido com nosso chamado nos ajudará a superar o sentimento de solidão.


“Vede quão grande é o amor que o Pai nos deu, para que sejamos chamados filhos de Deus; e é isso que somos. Por isso o mundo não nos conhece, porque não O conheceu ”. 1 João 3:1

Nos momentos em que nos sentimos sós, lembremo-nos que somos filhos de Deus, que sempre avançamos com Ele no caminho seguro, que somos abençoados pela sua misericórdia e que a sua presença é permanente nos nossos corações.

Você ainda se sente sozinho? No Senhor tudo é possível. Ele nunca vai nos abandonar.





Verso diário:


Artigos anteriores

Descobrindo o Caminho da Verdade

Atraindo Bênçãos Transformadoras

Deixando de Lado os Fardos do Passado

Ouvindo a Palavra Sagrada para a Cura